Saturday, March 30, 2024

Viagem ao Coven ( SOLO RPG - D&D e Shadowlords )

 


Saudações!

    Esta vai ser a primeira postagem de fato neste blog dedicado a literatura fantástica, RPG e coisas do tipo. Já faz um certo tempo que criei o blog mas acabei esquecendo de trabalhar nele. Como recentemente voltei a jogar D&D no modo Solo pensei que seria uma boa ideia postar aqui os game logs, isto é, o registro da aventura que estou jogando. Isto também vai servir de incentivo pra postar algumas histórias que estou desenvolvendo...uma coisa de cada vez. 


Viagem ao Coven

Uma aventura inspirada em Shadow Lords e na Galiza


    Dia desses decidi criar três personagens usando o Rules Cyclopedia de D&D, pra ver se isso me inspirava a fazer algo. O resultado foram três personagens para os quais dei um histórico bastante comum, mas acabei usando nomes um pouco diferentes: Istarion, Breogán e Heduvixes.

    Istarion é um nome derivado do Qenya de Tolkien, até aí nada fora do comum. Já Breogán e Heduvixes são nomes galegos e foi com estes nomes que a ideia de fazer uma aventura inspirada na cultura galega surgiu. Com estas sugestões de nomes pensei em ambientar toda a aventura em um mundo que se parece muito com a Galizia e com a Espanha medieval, não só geograficamente mas culturalmente: cidades, castelos, monstros e animais todos com nomes inspirados na língua galega e em sua cultura. 

    Desde que voltei a estudar com mais atenção e profundidade a língua portuguesa tenho me interessado bastante pelo Galego que é a verdadeira língua mãe do Português. Além de ter muita história é uma língua que para mim carrega bastante encanto: soa como um idioma perdido (não o é: apesar de ser um idioma praticamente restrito a comunidade galega na Europa, o idioma segue sendo falado e está bem preservado); sua sonoridade e grafia me soam como algo mágico e que ao mesmo tempo familiar, como se fosse um tio distante que aparece uma vez ao ano na sua casa com artefatos que você nunca viu.

    Posso dizer que esta língua abriu minha imaginação e já posso vislumbrar cenas incríveis em uma Galizia fantástica, com dragões, diabretes, bruxas e orques. Não vou usar apenas a cultura galega na criação deste mundo, até porque não conheço tanto quanto gostaria de galego, então certamente entrarão elementos clássicos de D&D, Tolkien e outras referências clássicas de RPG, mas quero optar pela estética galega sempre que possível. 

Shadowlords e D&D

    Desde que conheci o trabalho do Horos me inspirei a jogar Solo RPG de uma maneira muito mais livre: menos regras e mais imaginação. Foi através dele que conheci a respeito do Free Kriegspiel Revolution na verdade; antes disso eu ficava só imaginando como eu poderia alterar regras de um RPG para fazer minha própria maneira de jogar. Portanto este jogo vai se inspirar muito nas premissas de Shadow Lords, que é um RPG Old School e minimalista, ainda que eu não use nada do sistema em questão, a não ser suas premissas básicas: improviso e imaginação.

    Eu recomendo demais o sistema de Shadowlords e os videos do Horos para quem quer começar a jogar RPG, seja solo ou em companhia. É uma maneira fácil, inspiradora e muito divertida de começar.

    Quando regras forem necessárias esta aventura vai usar aquelas do Rules Cyclopedia que é basicamente um compilado das regras do D&D Básico. Foi com ele que elaborei os personagens e através dele que vou me inspirar quando precisar criar monstros e NPCs, definir regras de viagem e combate e precisar resolver alguns impasses, mas unicamente quando a necessidade surgir. 

Personagens e enfim a aventura

    Vou deixar aqui o histórico de cada um dos personagens e em seguida o log das primeiras sessões desta aventura...e é isso! Espero que gostem!

Istarion


    Histórico: Istarion é um jovem mago, ainda em treinamento. Ganha sua vida como instrutor de línguas comuns para famílias nobres e às vezes acompanha expedições cartógrafo e guia. Passou boa parte de sua infância e adolescência em um colégio de artes mágicas financiado por seu tio, guardião da herança de seus pais que foram vítima de um incêndio quando ainda era um menino de 7 anos de idade. Depois de concluir a instrução básica no colégio, os superiores o informaram que as contribuições enviadas por seu tio não foram mais percebidas, o que acarretou em sua saída do colégio antes que pudesse ingressar em formações mais elevadas nas artes mágicas. Istarion enviou várias cartas ao seu tio, todas sem resposta. Istarion esta em busca de seu tio pois deseja continuar os estudos. 

    Características: Istarion é um jovem de 25 anos, alto e não muito magro. Seus cabelos são de cor castanha escura e estão sempre revoltos, já que não se importa muito com sua aparência. Devido uma vida dedicada aos estudos, principalmnte das lígnuas comuns e antigas, Istarion não tem muitas habilidades físicas e tem uma certa dificuldade em lidar com pessoas. Não é um rapaz rabugento, mas não consegue cativar as pessoas pois sempre fala de uma maneira muito complicada. Não tem muita paciência quando as pessoas demosntram não ter um conhecimento que ele julga ser básico sobre alguns assuntos, mas não consegue perceber que seu nível de conhecimento a respeito delas ultrapassa níveis básicos. É bastante calmo com todo o resto, é cauteloso e é muito solícito. Istarion é bondoso, mas não se envolve em problemas que não digam respeito a ele e seus objetivos.


Breogán 


    Histórico - Breogán é filho de um conhecido comerciante de peles em seu vilarejo e desde criança está acostumado ao trabalho. Ajudava seu pai nas mais diversas tarefas: esfolava os animais, limpava e tratava as peles, armazenava e empilhava caixas e fazia entregas de um vilarejo a outro. Não era muito bom com números e com vendas, embora pudesse se comunicar bem com as pessoas. Seu pai era um grande amigo do ferreiro da cidade e trocavam peles por diversas facas, adagas e outros utensílios. Breogán certa vez viu um aventureiro visitar o seu amigo ferreiro que lhe contou sobre suas aventuras e lhe mostrou uma espada com um punhal esmeralda: desde aquele dia Breogán desejou se tornar um aventureiro. Quando completou 20 anos juntou dinheiro o suficiente para fazer a sua espada, mas o seu pai não ficou muito satifeito com aquilo. Breogán falou sobre seu desejoi de ser um aventureiro ao seu pai, mas este não aceitou de maneira alguma que seu filho se pusesse em enrascadas desnecessárias. Após uma discussão ferrenha seu pai lhe obrigou a escolher: ou seguia como comerciante de peles, tendo toda a ajuda de seu pai,  ou viraria um aventureiro por sua conta e risco. Desde então Breogán tem sido um caçador de recompensas e guarda em aventuras por todo o o reino. 

    Características: Breogán é um jovem alto e bastante forte. Tem cabelos longos e de cor negra e uma barba curta. Seus olhos são verde escuro e sempre mantém um semblante sério. Breogán sempre foi uma pessoa bastante prática: gosta mais de fazer do que de falar. No entanto não é uma pessoa extremamente fechada: é capaz de conversar com quase todo tipo de pessoa sempre que for necessário, não é tímido e pode até mesmo fazer alguma piada ou comentário bem-humorado quando a situação lhe parece adequada. Tende a ficar um pouco mais descontraído quando bebe e joga cartas ou dados, mas nunca deixa sua guarda totalmente baixa. Breogán tende a ser uma pessoa boa, mas desde que abandonou a casa de seu pai e passou viver como aventureiro seu coração ficou um pouco mais endurecido, logo, não tende se envolver emocionalmente com as pessoas e procura apenas cuidar de sua vida.


Heduvíxes 


    Histórico - Heduvíxes é uma orfã que foi abandonada em um mosteiro quando ainda era um bebê. Lá viveu sob a tutela de muitas monjas e aprendeu muito a respeito de afazeres domésticos. Aos dez anos as monjas passaram a lhe ensinar algumas coisas a respeito de sua fé, a fim de orientá-la para uma vida monástica, mas Heduvíxes tinha um espírito de fogo e não aceitava aquela vida. Frequentemente era reprimida por começar confusões no refeitório, roubar comida da cozinha e até mesmo o pertence de alguns fieis que vinham para os cultos nos fins de semana. Toda vez que uma das monjas vinha para lhe dar o castigo usava de sua persuasão e habilidades para contar histórias para dissuadir a monja de de lhe dar bofetadas ou outro tipo de castigo - nem sempre isso funcionava. Com tempo Heduvíxes se cnasou da vida no mosteiro e de lá fugiu. Heduvixes gostava das monjas e não tinha seu comportamento rebelde por ódio, simplesmente queria conhecer o mundo e viver livremente. Depois de um tempo tentando trabalhar como taberneira percebeu que todos os seus patrões exploravam demais o seu trabalho e ela ganhava muito pouco...muitos tentaram abusá-la mas ela revidava quebrando um nariz ou um dedo, o que acabava com ela na rua e sem um tostão. Como era uma jovem orfã, e com uma péssima reputação como taberneira, ela acabou se envolvendo com uma guilda de ladrões: foi o único lugar onde conseguiu ter algum respeito. 

    Características: Heduvixes é uma jovem de 17 anos, baixinha e magra. Tem o cabelo curto e negro e olhos azuis. É muito ágil, esperta e atenta. Pode sentir um golpe ou um agarrão se aproximando e em questão de segundos pode colocar a ponta de sua adaga no pescoço do agressor. Heduvíxes pode ser muito sorrateira e silenciosa, mas quando está conversando sempre fala demais, quase não deixa seus interlocutores falarem. É uma pessoa bastante debochada, gosta de provocar e fazer piadas, mas quadno sente que precisa convencer alguém sabe falar como uma donzela e usa o melhor da etiqueta aprendida com as monjas. É especialista em negociações e furtos. 


Viagem ao Coven


 

  ###24 de Março de 2024###
♫Umbria - The Sleeping Wizard

    É uma noite tranquila de outono no pequeno vilarejo de Grial. Há uma brisa fria soprando pelos campos, passeando entre as ruelas e frestas das 
casas de madeira, por isso poucas pessoas estão do lado de fora de suas casas, como é hábito dos grialenses durante o verão. Estão em suas casas, em volta
dos fogões de ferro e lareira, assando batatas ou cozinahndo ensopados, ou estão dentro de tabernas, bebericando vinho e cerveja, comendo castanhas e pistaches. É onde está Istarion
agora, na taberna Rato Gordo, mas que todos chamavam pelo nome do dono: Taberna do Hermexildo.

    Istarion bebericava um vinho licoroso muito forte, o mais barato que pode comprar, enquanto aguardava duas pessoas que havia convidado para fazer negócios naquela noite. 

--- 6 situações---
1-taberna mantém-se tranquila
2-um bêbado vem conversar com Istarion
3-um gaiteiro se aproxima de Istarion insistindo que compre uma canção
4-a taberneira reclama que ele não está comendo nada
5-um bêbado quer brigar com Istarion
6 -um assaltante se aproxima de Istarion com uma faca

----ORACULO---
[3]


    O gaiteiro da Taverna se aproxima de Istarion tocando uma polka que ele julga muito irritante. 

    "Ora, que prazer encontrar um jovem sábio por aqui! Sua presença de fato enobrece meu público, meu caro." diz o gaiteiro conforme se aproxima cada vez mais de Istarion
até chegar ao pé de seu ouvido para dizer: "Para lhe ser sincero, não suporto mais este bêbados rudes que apenas me pedem polkas todas as noites...mas preciso fingir que gosto deles,
é meu ganha pão, afinal!"

    Istarion simplemente ergue as sobrancelhas fingindo alguma simpatia pelo gaiteiro, sem coragem o suficiente para mandá-lo embora. 

    "Escute meu nobre mago" diz o gaiteiro se afastando e puxando uma nota aguda de sua gaita. "Que tal algo mais requintado? Que tal uma bela valsa das montanhas ou uma milonga da floresta, hã?"

    Usando de sua personalidade (CHARISMA) Istarion tenta convencer o gaiteiro que ele não tem dinheiro o suficiente para pagar por canções esta noite.

    "Escute, meu caro, infelizmente hoje não vou querer nenhuma canção...não tenho muito dinheiro pra isso sabe?"


--TESTE DE HABILIDADE--
[12]

    O gaiteiro não gosta muito da resposta, mas ao perceber que o vinho que o mago bebe é de má qualidade decide se afastar.

    "Muito bem, meu caro....caso mude de ideia estou ali, entretendo os bêbados..." e se afasta dedilhando acordes de outra polka irritante.


    Aliviado Istarion segue bebericando sua pequena taça de vinho enquanto aguarda pelos seus convidados.

---2 situações---
Ímpares - apenas um convidado chega
Pares - os convidados chegam juntos


----ÓRACULO---
[18]


    Istarion percebe então que seus convidados chegaram: à frente Breogán, com uma longa capa cinzenta cobrindo seu corpo. Logo atrás dele a jovem Heduvixes chegava com o capuz de sua capa cobrindo o rosto. Eles não se conheciam, logo Istarion só pode concluir que haviam chegado junto por coincidência. 

    Ao avistar Istarion Breogán aproximou-se. Estendeu-lhe a mão e Istarion levantou-se para cumprimentá-lo, apontando uma das cadeiras a frente para que tomasse assento. Fez um sinal com a mão para que Heduvixes também se aproximasse já que ela se demorava na porta, provavelmente desconfiada da presença de Breogán. 

    "Que bom que vieram! Pensei que haviam desistido!"

    "Cheguei muito tarde de uma caravana...e estou sem cavalos, por isso demorei" disse Breogán.

    Heduvixes apenas sorriu sem dizer nada. Ambos sentaram-se a mesa, em frente a Istarion. 

    "Bom...vamos aos negócios então" disse Breonán "Não tive tempo de comer nada e pretendo voltar logo para casa"

    "Também estou com muita fome...não poderíamos petisccar algo, Sr. Istarion?"

    Ambos os personagens tentaram persuadir Istarion usando de suas personalidades (CHARISMA)


---TESTE DE HABILIDADE---
(como Istarion tem um CHARISMA de 5, Heduvixes de 13 e Breogán de 8, os convidados terão de tirar 10 ou mais em um d20. Se istarion tirar menos de 12 terá de pagar uma refeição aos seus convidados)

Breogán: [12]
Heduvixes:[12]
Istarion: [12]

[Um empate! Sendo assim Istarion pode tentar convencer seus convidados a deixar o petisco para depois de tratarem sobre negócios, com a esperança de que se esqueçam disso]


"Ora, acho mais adequado tratarmos sobre nosso plano primeiro. Depois podemos comer algo, sim? Não vai levar muito tempo!"

---TESTE DE HABILIDADE---
[18]

"Tudo bem", disse Breogán "Mas então vamos logo ao assunto"

"Sim, conte-nos logo o que tem em mente" disse Heduvixes.


---6 situações----
1- Istarion ouviu rumores sobre um baú de tesouros em uma caverna de trasgos.
2- Istarion sabe o paradeiro de um comerciante que devia muito dinheiro a seu tio.
3 -Istarion quer ir atrás de um coven de bruxas que possue um artefato que pode ajudá-lo a obter informações sobre seu tio. 
4- Istarion lhes fala sobre uma recompensa para caturar um pirata.
5- Istarion lhes fala sobre o boato de uma relíquia que estaria perdida nas montanhas.
6- Istarion lhes fala sobre uma carga roubada por orques e que pode ser recuperada. 



###25 de Março de 2024###
♫Umbria - The Sleeping Wizard


---ORÁCULO---
[3]

    "Bem...como falei a vocês há muito estou atrás do paradeiro de meu tio. Ele herdou uma boa quantia depois do falecimento de meus país quando ainda era muito jovem sob o dever de ser o meu tutor até que concluísse meus estudos no colégio de magos. O que acontece é que logo que concluí os estudos básicos o dinheiro das anuidades parou de ser enviado ao colégio e desde então n~unca mais tive notícias dele"

    "Já ouvi histórias parecidas..." disse Breogán

    "O que quer dizer?" perguntou Istarion com certa consternação.

    "Ele quer dizer que muito provavelmente seu tio sumiu com todo seu dinheiro, jovem mago. Deve ter aplicado toda a herança de seus pais em algo mais interessante que sua formação acadêmica... simplesmente gastou tudo com futilidades, como todo homem que de repente se torna rico" disse Heduvixes, com um meio sorriso enquanto erguia a mão para chamar a taberneira. 

    "Não... não quero considerar esta hipótese. Meu tio sempre me visitava na troca das estações e sempre foi muito amável comigo. Trazia-me roupas novas e todos os materiais para os estudos. Ele não faria algo assim..."

    "Certa vez uma matriarca, dona de um grande comércio de tecidos, pediu que fosse atrás de seu marido que havia sumido há mais de um ano e meio em busca de tintas e especiarias nas ilhas do sul... ele estava vendendo peixes com uma morena muita mais jovem e bela do que ela. O dinheiro das especiarias virou um,a peixaria. Disse a ela que ele havia morrido  afogado" disse Breogán, quase sem nenhuma emoção em sua voz. "Vai pedir vinho? Peça uma taça pra mim, sim?"

    "Na verdade temo que algo trágico tenha acontecido com meu tio."

    "Prefere acreditar que seu querido titio está morto então" disse Heduvixes.

    "Não...não se trata disso. Apenas estou preocupado...e também preciso de meios para concluir meus estudos logo"

    "Sim, precisamos de objetivos concretos afinal...sim nós a chamamos taberneira"  disse Heduvixes antes de se dirigir a taberneira "Por favor, duas taças de vinho por favor...não, não o mesmo que nosso amigo toma. Traga-nos algo melhor... pode ser aquele do barril de carvalho"

---Istarion perde 2 moedas de ouro---

    "Coloque na conta do mago" disse Breogán. " E já que falamos em sermos objetivos, por favor nos fale no que está pensando. Já sabemos mais do que o suficiente sobre sua história."

    "Pois bem" disse Istarion, com certa impaciência pelo pedido de vinho não solicitado. "Estive pensando em várias maneiras de descobrir sobre meu tio e uma delas me pareceu bastante plausível: usar um Espello D'Alma!"

"Do que se trata?" pergunto Breogán

    "É um artefato mágico cuja arte é muito antiga" disse Istarion, esticando os braços de modo a arremangar sua túnica. "A primeira vista é um espelho normal, ou melhor, um requintado espelho de prata que sim poderia valer um bom dinheiro. No entanto ele é feito de uma prata raríssima, conheida como Primu Arxentu. Não há sequer uma grama de vidro nele, no entanto é o espelho mais límpido que se pode ter...mas estas são apenas características físicas" disse antes de dar mais uma bebricada em seu vinho barato. Seus olhos denunciavam certo entusiasmo.

    "O Espello D'Alma passa por um rito de consagração conhecido apenas por algumas tradições bruxescas de nosso continente. Envolve longas recitações de bruxas virgens sob a luz do luar, uso de água pura de cascatas e só pode ser feito em noites muito específicas e por bruxas muito habilidosas. Isso permite que o espello mostre a quem o possui muitas coisas: o passado, o futuro, contato com os mortos, seres e deuses de outras dimensões e, é claro, o paradeiro de qualquer pessoa..." disse antes de outro gole do vinho, brevemente interrompido "Desde que se saiba o que está fazendo, é claro"

    "Me parece um artefato poderisíssimo mesmo...mas você sabe oq ue está fazendo, jovem mago?" perguntou Heduvixes.

    "Certamente. Uma vez que eu possua o espelho basta que eu deposite um pertence de meu tio sobre o espelho e converse com ela na língua antiga. Assim o espelho vai me mostrar sobre seu paradeiro...isto se ele ainda estiver vivo, é claro". 

    "Certo, mas onde podemos conseguir este artefato?" perguntou Breogán, um tanto impaciente. 

    "Conheço um cóven que fica ao norte desta província, um pouco além das montanhas. Irmás da Lúa Vermella, um grupo muito tradicional como o nome sugere. São bruxas muito discretas e reservadas, mas não exatamente desonhecidas. Na regiaõ em que atuam o povo todo as procura por seus unguentos medicinais, poções e ritos sazonais para prosperidade dos campos".

    "Você sabe bastante sobre elas..." disse Heduvixes.

    "Tendo a me dedicar ao máximo quando o assunto é magia". 

    "Tudo bem, mas não suponho que as bruxas vão simplesmente nos entregar o artefato, sim? Elas vão querer algo em troca...ou pretende roubá-las? É por isso que nos chamou?" pressionou Breogán

    "Não, não pretendo roubá-las. Na verdade nem quero tomar o artefato para mim, apenas consultá-lo, e sei que elas podem me ajudar. Simplesmente os contatei porque o caminho é longo e preciso de proteção. Além disso, o coven fica numa região conhecida por atrair muitos acampamentos de diabretes. Não são criaturas muito fáceis de lidar, mas vocês sabem que eles são ótimos e capturar tesouros: todo tesouro que acharem nestes lugares serão de vocês obviamente"

    "Muito conveniente, Sr Mago" interrompeu Heduvixes "mas isso não significa pagamento. Não vamos escoltá-lo apenas pela promeça de um bom dinheiro arrancado de goblins acampados"

    "Também receberão uma boa quantia assimq ue chegarmos ao coven"

    "Quanto" perguntaram, em uníssono, Heduvixes e Breogán.


    Istarion prepara-se para mentir, já que não possui uma quantia tão alta em dinheiro. Usará primeiro sua personalidade (CHARISMA) para tentar seduzir seus companheiros. 

---TESTE DE HABILIDADE---
[10] -2
FALHA!


"Bem... hã. Posso pagar-lhes 30 moedas de ouro...para cada um"

"Bebendo um vinho tão vagabundo duvido que tenha 15 moedas de ouro consigo" disse Heduvixes, bebendo todo o conteúdo de seu cálice. "Obrigado pelo vinho, mago. Estou indo"

"Tem certeza que tem ese dinheiro mago?" disse Breogán.


Istarion agora pretende usar sua inteligência para contar uma história convincente o bastante para os dois. 


---TESTE DE HABILIDADE---
[17] +2
SUCESSO!


Istarion então pensa em uma história bastante convincente sobre como pagar seus companheiros. 






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